segunda-feira, 19 de abril de 2010

CARAVANA- 100 anos de CHICO XAVIER-.PALESTRA- Chico Xavier um exemplo de vida.

.-.-.-.-

.--.-.-.-.-.-..-





Caravanas vindo de SAITAMA,
NAGANO E TOQUIO
,participam de palestra em GUNMA.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.















Na foto-
Organizadores do evento.

Lourenço Matiero,Mauro Pumar,Adalberto Morais,Mário Makuda
Antonia Matiero,Cecilia Kibata,Maria Fernanda Pumar,Lúcia Yukie Morais,Andrea Kita.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Com uma tarde de temperatura agradável foi realizada no dia 18 de abril em sala especial no BUNKA MURA OIZUMI na cidade de Oizumi na província de Gunma a palestra em comemoração no JAPÃO dos 100 anos de CHICO.
Um bom publico se fez presente para participar da palestra Chico Xavier UM EXEMPLO DE VIDA e os 153 anos do ESPIRITISMO.

Espiritas das Província de Tóquio,Saitama,Nagano,Tochigi e Gunma, vieram prestigiar o evento Realizao pela CIMEJ e ADE-JAPÃO.


As caravanas seguem no dia 29 de Maio para a provincia de GIFU-KEN, em local a ser confirmado na cidade de TOKI-SHI, que terá apoio local do
NEC-J Núcleo Espírita Cristão do Japão.





A ADE-JAPÃO , agradece a todos que ajudaram na realização do evento direta ou indiretamente em especial a ANDREA E MAKUDA, que nos deram inestimável apoio e rogamos a DEUS e aos amigos do Alto, que os Ilumine e os protejam.
Muito abrigado.
Adalberto Prado de Morais.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

1 de Abril...

Allan Kardec (1804-1869), em 3D, por Pascoale Giacobelli.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Apesar da vida modesta e das dificuldades financeiras, Rivail ministrava em sua casa aulas gratuitas de química, física, anatomia, astronomia, e outras matérias, nas quais testava métodos mnemônicos de facilitação da aprendizagem. Dedicou-se aos trabalhos pedagógicos até 1848, quando passou a interessar-se pelos problemas sociais e pela realização de obras filantrópicas. Era um reflexo da educação pestalozziana. Nessa época Rivail já era uma personalidade conhecida em Paris e a imprensa já o denominava “Homem Universal”. Falando anos mais tarde do homem que já era reconhecido como a principal personalidade do movimento espírita, Miss Anne Blackwell, tradutora das obras de Kardec na Inglaterra, citada por Conan Doyle, o descreveu dessa forma:

“Pessoalmente Allan Kardec era de estatura média. Compleição forte, com uma cabeça grande, redonda, maciça, feições bem marcadas, olhos pardos, claros, mais se assemelhando a um alemão do que a um francês. Enérgico e perseverante, mas de temperamento calmo, cauteloso e não imaginoso até a frieza, incrédulo por natureza e por educação, pensado seguro e lógico, e eminentemente prático no pensamento e na ação. Era igualmente emancipado do misticismo e do entusiasmo... Grave, lento no falar, modesto nas maneiras, embora não lhe faltasse uma certa calma dignidade, resultante da seriedade e da segurança mental, que eram traços distintos do seu caráter. Nem provocava nem evitava a discussão, mas nunca fazia voluntariamente observações sobre o assunto a que havia devotado toda sua vida; recebia com afabilidade os inúmeros visitantes de toda parte do mundo que vinham conversar com ele a respeito dos pontos de vista nos quais o reconheciam um expoente, respondendo a perguntas e objeções, explanando as dificuldades, e dando informações a todos os investigadores sérios, com o quais falava com liberdade e animação, de rosto ocasionalmente iluminado por um sorriso genial e agradável, conquanto tal fosse a sua habitual seriedade e conduta que nunca lhe ouvia uma gargalhada (...)”
.-.-.-.-.-.-.-.
VOCE SABIA?...1858 – Início da publicação da “Revista Espírita”. É fundada, no dia 1º de abril, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

"O PRIMEIRO "CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO"

“Quando os homens forem bons, organizarão boas instituições, que serão duráveis, porque todos terão interesse em conservá-las”. “O progresso geral é a resultante de todos os progressos individuais.”
(Allan Kardec - Credo Espírita - “Obras Póstumas”.)


EM 01 de abril deste ano completamos- 152 anos de fundação do
1* CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO, que se chamava:

"A SPEE.-SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDO ESPÍRITAS"

AQUI ESTÁ A SUA HISTÓRIA

"DA PRIMEIRA SOCIEDADE AOS CENTROS ESPÍRITAS DA ATUALIDADE"


Após o lançamento do LIVRO DOS ESPÍRITOS foi intenso o interesse pela
DOUTRINA NASCENTE.

ALLAN KARDEC foi muito procurado por aqueles que queria conhecê-lo pessoalmente e com ele trocar idéias.

O CODIFICADOR já realizava reuniões às 3*feiras, ha seis meses, em sua residência, na Rua dos Mártires 8(oito), em Paris.

No ínicio ali compareciam de 8 a 10 pessoas,chegando às vezes,até 30,movidas pelo desejo de conhecer o ESPIRITISMO e o próprio KARDEC.

Este e seus companheiros chegaram à conclusão de que deveriam organizar uma sociedade,o que se efetivou com a fundação ,em :

- "01 DE ABRIL DE 1858" com o nome SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
(SPEE),que começou a funcionar na galeria de VALOIS no PALAIS-ROYAL.

Um ano depois e até 1* de abril/1860 a SPEE realizou suas sessões numa outra ala do mesmo edifício,em salão do restaurante DOUIX.

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.”
(Allan Kardec - “Obras Póstumas” - Projeto 1868.)


A partir desta última data,a SOCIEDADE passou a funcionar em sede própria.


ALLAN KARDEC divulgou muitas informações sobre a SPEE nas páginas da REVISTA ESPÍRITA (que ele mesmo fundou) adaptando-as depois,em forma de orientações para reuniões,em capítulos de O LIVRO DOS MÉDIUNS,onde também transcreve o REGULAMENTO DA SOCIEDADE(SPEE)

A SPEE foi um autêntico laboratório,viabilizando a experiência com atividades Espíritas valiosas para o CODIFICADOR e,sem dúvida ponte de referência para os interessados na DOUTRINA ESPIRITA.
Quase no final de sua jornada física,inclui na REVISTA ESPÍRITA interessante matéria intitulada - ESTATÍSTICA DO ESPIRITISMO -

O CODIFICADOR destaca que:
"do ponto de vista da difusão das idéias espíritas, e da facilidade com que são aceitas,os principais ESTADOS DA EUROPA podem ser classificados como se segue:

1*FRANÇA - 2* ITÁLIA - 3* ESPANHA - 4* RUSSIA - 5* ALEMANHA (...)destacamos os 05 primeiros.

KARDEC realiza o 1* estudo sobre a PROPORÇÃO RELATIVA DOS ESPÍRITAS,analisando vários fatores e as categorias em que:
"(...) o ESPIRITISMO encontrou,até hoje,mais aderente."

O trabalho de difusão das idéias Espíritas também se concretizou com as viagens feitas pelo CODIFICADOR à FRANÇA,BÉLGICA,dirigindo-se, entre outros, aos Espíritas de LYON,BORDEZUX,TOURS,ANTUÉRPIA E BRUXELAS.

LÉON DENIS, que conheceu KARDEC durante visita deste a TOURS em 1862,e depois esteve com ele em mais duas oportunidades no ano de 1867,veio a se transformar no grande divulgador do ESPIRITISMO e consolidador do MOVIMENTO ESPIRITA FRANCES,visitando inúmeros grupos espíritas e neles fazendo palestras.

Aos 18 anos tomou-se representante comercial da empresa onde trabalhava, fato que o obrigava a viagens constantes, situação que se manteve até à sua reforma e manteve ainda depois por mais algum tempo.
Adorava a música e sempre que podia assistia a uma ópera ou concerto.
Gostava de dedilhar, ao piano, árias conhecidas e de tirar acordes para seu próprio devaneio. Não fumava, era quase exclusivamente vegetariano e não fazia uso de bebidas fermentadas.
Encontrava na água a sua bebida ideal.
Era seu hábito olhar com interesse, para os livros expostos nas livrarias.
Um dia, ainda com 18anos, o chamado acaso fez com que a sua atenção fosse despertada para uma obra de título inusitado. Esse livro era “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec. Dispondo do dinheiro necessário, comprou-o e, recolhendo-se imediatamente ao lar entregou-se com avidez à leitura.
O próprio Denis disse:

“Nele encontrei a solução clara, completa e lógica, acerca do problema universal. A minha convicção tornou-se firme. A teoria espírita dissipou a minha indiferença e as minhas dúvidas”.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

O ESPIRITISMO se firmou em várias localidades francesas,LÉON DENNIS considerou que - LYON É A MURALHA DO ESPIRITISMO - .

Esta cidade chegou a possuir uma creche espírita fundada em 1903.
(Reformador/04/2008)


"A CHEGADA DO ESPIRITISMO NO BRASIL"

Ao chegar em nosso PAÍS,a nascente DOUTRINA encontrou abrigo inicial na primeira instituição:
- GRUPO FAMILIAR DO ESPIRITISMO (SALVADOR -1865)
depois na cidade de Rio de Janeiro com:
- o GRUPO CONFÚCIO (1873)
- a SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPIRITAS "DEUS,CRISTO E CARIDADE (1876)
- o GRUPO ESPIRITA FRATERNIDADE (1880)
- o GRUPO ISMAEL (1880)
- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (1884) (FEB)

Seguiram-se fundações de GRUPOS ESPÍRITAS por todo o Brasil com a ajuda de trabalhadores pioneiros como:

- ANTONIO GONÇALVES DA SILVAR (BATUÍRA)

























- ANÁLIA FRANCO

























- EURÍPEDES BARSANULFO





















- CAIRBAR SCHUTEL
















- OLIMPIO TELES DE MENEZES,foi o fundador da 1* INSTITUIÇÃO ESPÍRITA DO BRASIL (Salvador/1865)




e tantos outros










Durante as comemorações 1*CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC,promovidas pela FEB no RIO DE JANEIRO DE 03 à 05 DE OUTUBRO DE 1904,com a participação de representantes de várias INSTITUIÇÕES ESPIRITAS DO BRASIL,foi aprovado o documento:



- BASES DE ORGANIZAÇÃO ESPÍRITAS -

Primeira orientação voltada à criação de associações espíritas nas capitais de todos ESTADOS para o ESTUDO e a PROPAGAÇÃO DA DOUTRINA, e a UNIÃO de todos os NÚCLEOS.

Nas primeiras DÉCADAS DO SÉCULO XX,graças à árdua dedicação de pioneiros, que difundiram a DOUTRINA,concretizando ações sociais,de certa forma inspirados na esperiência do trabalho de - ASSISTÊNCIA AOS NECESSITADOS - da FEB, o MOVIMENTO ESPÍRITA se desenvolveu e conquistou espaços junto à população e o respeito de autoridades governamentais.

Esses traços iniciais das INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DO BRASIL foram identificados inclusive por estrangeiros.

No ano de 1941, GABRIEL GOBRON anotou em LA FRATERNISTE,após visitar nosso PAÍS:
"(...)à frente do mundo no tocante à organização ESPÍRITA de ASSITÊNCIA PÚBLICA vem o BRASIL. Não há CENTROS ESPÍRITAS que não tenham ou cuidem de ter uma ASSITÊNCIA AOS NECESSITADOS. O ESPIRITISMO BRASILEIRO é CARIDADE EM AÇÃO(...)e o BRASIL e seus ESPÍRITAS SÃO POBRES."


Em meados do SÉCULOS XX,as obras psicográfica e o trabalho de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER provocaram impacto significativo na consolidação e na expansão do MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO.

Tal fato se intensificou a partir dos anos l960,com a presença do referido médium na televisão.

A essa altura,já existiam propostas de incentivo ao ESTUDO e CURSOS DE ESPIRITISMO,alimentadas principalmente pelas então chamadas - MOCIDADES ESPÍRITAS,- notadamente em eventos REGIONAIS,ESTADUAIS E NACIONAL,como o foi a - I CONFRATERNIZAÇÃO DE MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS DO BRASIL - em (Marília/SP- l965).

Experiências pioneiras de cursos eram levadas a efeito por INSTITUIÇÕES DE SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO,RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ.

Importante reforço surgiu em 1983,com a aprovação pelo CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL DA FEB da campanha do:

- ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA -.

A tendência de aumentar-se a procura pelos CENTROS ESPÍRITAS, a partir do - PINGA FOGO - na TV,com CHICO XAVIER,gerou a preocupação sobre algumas aparentes distorções e obstáculos à organização doutrinária dos CENTROS:
- ações de assistência social apenas com a materialização da caridade e a mediunidade como fim,poderiam comprometer as bases do MOVIMENTO ESPÍRITA.

Seria importante o fortalecimento em bases KARDEQUIANAS e a DIVULGAÇÃO DOS LIVROS.

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (USE) produziu significativos instrumentos de difusão e orientação,tais como a campanha
- "COMECE PELO COMEÇO" e a "CARTA AOS CENTROS ESPÍRITAS".

No final dos anos 1970,as ENTIDADES FEDERATIVAS ESTADUAIS,que integram o CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL DA FEB,aprovaram o texto :
"A ADEQUAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA PARA O MELHOR ATENDIMENTO DE SUAS FINALIDADES" (em 1 a 03 de outubro de 1977)
- com base nas CONCLUÇÕES DOS CONSELHOS ZONAIS(out./1975 a abr./1977).

Em seguida,numa continuidade de aprofundamento de ESTUDOS ao longo de suas REUNIÕES ZONAIS(1978/1979)e na sua REUNIÃO PLENÁRIA em (julho/1980)o CFN aprovou o texto:

- ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA -, que passou a ser um marcante subsídio orientador para as INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DO PAÍS.

Depois de quase 3 décadas,o referido documento foi realizado com base em sugestões apresentadas pelas ENTIDADES FEDERATIVAS ESTADUAIS,discutido em COMISSÕES REGIONAIS DO CFN,é finalmente,aprovado um testo atualizado e ampliado na REUNIÃO DO CFN EM 2006,sendo lançado por ocasião do:

- 2* CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO.
Desta maneira a título de:

"SUGESTÃO E DE SUBSÍDIU,OFERECENDO ORIENTAÇÕES E MATERIAL DE APOIO,ELABORADOS E DISPONIBILIZADOS PELOS ÓRGÃOS FEDERATIVOS E DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA,PARA AS ATIVIDADES DOS CENTROS E DEMAIS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS,VISANDO FACILITAR AS TAREFAS DE SEUS TRABALHADORES,NO ENCAMINHAMENTO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS,ADMINISTRATIVOS,JURÍDICOS E DE UNIFICAÇÃO."

Em nosso dias, o MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO
conta com mais de DOZE MIL INSTITUIÇÕES em funcionamento.

150 ANOS após a publicação de O LIVRO DOS ESPÍRITOS e da fundação do 1* CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO.

Há conquistas evidentes e,sem dúvida,grandes responsabilidades.

De forma amadurecida e com elaboração coletiva,dispõe-se de oportunos materiais de APOIO À AÇÃO ESPÍRITA.
................

EURIPEDES PARSANULFO
-fundou em 02/04/1907 - o COLÉGIO ALLAN KARDEC em SACRAMENTO/MG.

TELES DE MENEZES
- foi o fundador da 1* INSTITUIÇÃO ESPÍRITA DO BRASIL (Salvador/1865)
........................

É sempre bom sabermos mais sobre esta DOUTRINA,principalmente como iniciou-se tanto no MUNDO como em nosso PAÍS, e a sua RESPONSÁVEL ELABORAÇÃO E A SUA CONTINUIDADE NO MUNDO.
DOUTRINA tão gratificante que nos traz o CONSOLO,A ORIENTAÇÃO E OS ESCLARECIMENTOS DE NOSSAS DÚVIDAS QUANTO A VIDA NA TERRA E FUTURA.

MUITA PAZ E CADA DIA MAIS ENTENDIMENTO.

Ajude a fazer a Historia do Espíritismo no Japão, escreva e conte como surgiu seu grupo Espirita, contando como conheceu a doutrina espirita no JAPÃO.

equipe_d_ueda@yahoo.com.br

Logo estaremos fazendo um resumo sobre o Movimento Espirita no Japão sua Historia e seus projetos.

ADE-JAPÃO
Adalberto


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

ARQUIVOS-ADE-JAPÃO-
equipe_d_ueda@yahoo.com.br

Ade-jp-associação de divulgadores do espiritismo do Japão
G.E.E.U.-Grupo De Estudos Espíritas de Ueda-NAGANO
G.E.E.G.-Grupo de Estudos Espíritas de Gunma-ken
APOIO E PESQUISA
Roseny de Fátima Flores
rosenyfflores@hotmail.com
JOINVILLE-SC-BRASIL