sexta-feira, 2 de abril de 2010

1 de Abril...

Allan Kardec (1804-1869), em 3D, por Pascoale Giacobelli.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Apesar da vida modesta e das dificuldades financeiras, Rivail ministrava em sua casa aulas gratuitas de química, física, anatomia, astronomia, e outras matérias, nas quais testava métodos mnemônicos de facilitação da aprendizagem. Dedicou-se aos trabalhos pedagógicos até 1848, quando passou a interessar-se pelos problemas sociais e pela realização de obras filantrópicas. Era um reflexo da educação pestalozziana. Nessa época Rivail já era uma personalidade conhecida em Paris e a imprensa já o denominava “Homem Universal”. Falando anos mais tarde do homem que já era reconhecido como a principal personalidade do movimento espírita, Miss Anne Blackwell, tradutora das obras de Kardec na Inglaterra, citada por Conan Doyle, o descreveu dessa forma:

“Pessoalmente Allan Kardec era de estatura média. Compleição forte, com uma cabeça grande, redonda, maciça, feições bem marcadas, olhos pardos, claros, mais se assemelhando a um alemão do que a um francês. Enérgico e perseverante, mas de temperamento calmo, cauteloso e não imaginoso até a frieza, incrédulo por natureza e por educação, pensado seguro e lógico, e eminentemente prático no pensamento e na ação. Era igualmente emancipado do misticismo e do entusiasmo... Grave, lento no falar, modesto nas maneiras, embora não lhe faltasse uma certa calma dignidade, resultante da seriedade e da segurança mental, que eram traços distintos do seu caráter. Nem provocava nem evitava a discussão, mas nunca fazia voluntariamente observações sobre o assunto a que havia devotado toda sua vida; recebia com afabilidade os inúmeros visitantes de toda parte do mundo que vinham conversar com ele a respeito dos pontos de vista nos quais o reconheciam um expoente, respondendo a perguntas e objeções, explanando as dificuldades, e dando informações a todos os investigadores sérios, com o quais falava com liberdade e animação, de rosto ocasionalmente iluminado por um sorriso genial e agradável, conquanto tal fosse a sua habitual seriedade e conduta que nunca lhe ouvia uma gargalhada (...)”
.-.-.-.-.-.-.-.
VOCE SABIA?...1858 – Início da publicação da “Revista Espírita”. É fundada, no dia 1º de abril, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

"O PRIMEIRO "CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO"

“Quando os homens forem bons, organizarão boas instituições, que serão duráveis, porque todos terão interesse em conservá-las”. “O progresso geral é a resultante de todos os progressos individuais.”
(Allan Kardec - Credo Espírita - “Obras Póstumas”.)


EM 01 de abril deste ano completamos- 152 anos de fundação do
1* CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO, que se chamava:

"A SPEE.-SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDO ESPÍRITAS"

AQUI ESTÁ A SUA HISTÓRIA

"DA PRIMEIRA SOCIEDADE AOS CENTROS ESPÍRITAS DA ATUALIDADE"


Após o lançamento do LIVRO DOS ESPÍRITOS foi intenso o interesse pela
DOUTRINA NASCENTE.

ALLAN KARDEC foi muito procurado por aqueles que queria conhecê-lo pessoalmente e com ele trocar idéias.

O CODIFICADOR já realizava reuniões às 3*feiras, ha seis meses, em sua residência, na Rua dos Mártires 8(oito), em Paris.

No ínicio ali compareciam de 8 a 10 pessoas,chegando às vezes,até 30,movidas pelo desejo de conhecer o ESPIRITISMO e o próprio KARDEC.

Este e seus companheiros chegaram à conclusão de que deveriam organizar uma sociedade,o que se efetivou com a fundação ,em :

- "01 DE ABRIL DE 1858" com o nome SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
(SPEE),que começou a funcionar na galeria de VALOIS no PALAIS-ROYAL.

Um ano depois e até 1* de abril/1860 a SPEE realizou suas sessões numa outra ala do mesmo edifício,em salão do restaurante DOUIX.

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.”
(Allan Kardec - “Obras Póstumas” - Projeto 1868.)


A partir desta última data,a SOCIEDADE passou a funcionar em sede própria.


ALLAN KARDEC divulgou muitas informações sobre a SPEE nas páginas da REVISTA ESPÍRITA (que ele mesmo fundou) adaptando-as depois,em forma de orientações para reuniões,em capítulos de O LIVRO DOS MÉDIUNS,onde também transcreve o REGULAMENTO DA SOCIEDADE(SPEE)

A SPEE foi um autêntico laboratório,viabilizando a experiência com atividades Espíritas valiosas para o CODIFICADOR e,sem dúvida ponte de referência para os interessados na DOUTRINA ESPIRITA.
Quase no final de sua jornada física,inclui na REVISTA ESPÍRITA interessante matéria intitulada - ESTATÍSTICA DO ESPIRITISMO -

O CODIFICADOR destaca que:
"do ponto de vista da difusão das idéias espíritas, e da facilidade com que são aceitas,os principais ESTADOS DA EUROPA podem ser classificados como se segue:

1*FRANÇA - 2* ITÁLIA - 3* ESPANHA - 4* RUSSIA - 5* ALEMANHA (...)destacamos os 05 primeiros.

KARDEC realiza o 1* estudo sobre a PROPORÇÃO RELATIVA DOS ESPÍRITAS,analisando vários fatores e as categorias em que:
"(...) o ESPIRITISMO encontrou,até hoje,mais aderente."

O trabalho de difusão das idéias Espíritas também se concretizou com as viagens feitas pelo CODIFICADOR à FRANÇA,BÉLGICA,dirigindo-se, entre outros, aos Espíritas de LYON,BORDEZUX,TOURS,ANTUÉRPIA E BRUXELAS.

LÉON DENIS, que conheceu KARDEC durante visita deste a TOURS em 1862,e depois esteve com ele em mais duas oportunidades no ano de 1867,veio a se transformar no grande divulgador do ESPIRITISMO e consolidador do MOVIMENTO ESPIRITA FRANCES,visitando inúmeros grupos espíritas e neles fazendo palestras.

Aos 18 anos tomou-se representante comercial da empresa onde trabalhava, fato que o obrigava a viagens constantes, situação que se manteve até à sua reforma e manteve ainda depois por mais algum tempo.
Adorava a música e sempre que podia assistia a uma ópera ou concerto.
Gostava de dedilhar, ao piano, árias conhecidas e de tirar acordes para seu próprio devaneio. Não fumava, era quase exclusivamente vegetariano e não fazia uso de bebidas fermentadas.
Encontrava na água a sua bebida ideal.
Era seu hábito olhar com interesse, para os livros expostos nas livrarias.
Um dia, ainda com 18anos, o chamado acaso fez com que a sua atenção fosse despertada para uma obra de título inusitado. Esse livro era “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec. Dispondo do dinheiro necessário, comprou-o e, recolhendo-se imediatamente ao lar entregou-se com avidez à leitura.
O próprio Denis disse:

“Nele encontrei a solução clara, completa e lógica, acerca do problema universal. A minha convicção tornou-se firme. A teoria espírita dissipou a minha indiferença e as minhas dúvidas”.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

O ESPIRITISMO se firmou em várias localidades francesas,LÉON DENNIS considerou que - LYON É A MURALHA DO ESPIRITISMO - .

Esta cidade chegou a possuir uma creche espírita fundada em 1903.
(Reformador/04/2008)


"A CHEGADA DO ESPIRITISMO NO BRASIL"

Ao chegar em nosso PAÍS,a nascente DOUTRINA encontrou abrigo inicial na primeira instituição:
- GRUPO FAMILIAR DO ESPIRITISMO (SALVADOR -1865)
depois na cidade de Rio de Janeiro com:
- o GRUPO CONFÚCIO (1873)
- a SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPIRITAS "DEUS,CRISTO E CARIDADE (1876)
- o GRUPO ESPIRITA FRATERNIDADE (1880)
- o GRUPO ISMAEL (1880)
- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (1884) (FEB)

Seguiram-se fundações de GRUPOS ESPÍRITAS por todo o Brasil com a ajuda de trabalhadores pioneiros como:

- ANTONIO GONÇALVES DA SILVAR (BATUÍRA)

























- ANÁLIA FRANCO

























- EURÍPEDES BARSANULFO





















- CAIRBAR SCHUTEL
















- OLIMPIO TELES DE MENEZES,foi o fundador da 1* INSTITUIÇÃO ESPÍRITA DO BRASIL (Salvador/1865)




e tantos outros










Durante as comemorações 1*CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC,promovidas pela FEB no RIO DE JANEIRO DE 03 à 05 DE OUTUBRO DE 1904,com a participação de representantes de várias INSTITUIÇÕES ESPIRITAS DO BRASIL,foi aprovado o documento:



- BASES DE ORGANIZAÇÃO ESPÍRITAS -

Primeira orientação voltada à criação de associações espíritas nas capitais de todos ESTADOS para o ESTUDO e a PROPAGAÇÃO DA DOUTRINA, e a UNIÃO de todos os NÚCLEOS.

Nas primeiras DÉCADAS DO SÉCULO XX,graças à árdua dedicação de pioneiros, que difundiram a DOUTRINA,concretizando ações sociais,de certa forma inspirados na esperiência do trabalho de - ASSISTÊNCIA AOS NECESSITADOS - da FEB, o MOVIMENTO ESPÍRITA se desenvolveu e conquistou espaços junto à população e o respeito de autoridades governamentais.

Esses traços iniciais das INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DO BRASIL foram identificados inclusive por estrangeiros.

No ano de 1941, GABRIEL GOBRON anotou em LA FRATERNISTE,após visitar nosso PAÍS:
"(...)à frente do mundo no tocante à organização ESPÍRITA de ASSITÊNCIA PÚBLICA vem o BRASIL. Não há CENTROS ESPÍRITAS que não tenham ou cuidem de ter uma ASSITÊNCIA AOS NECESSITADOS. O ESPIRITISMO BRASILEIRO é CARIDADE EM AÇÃO(...)e o BRASIL e seus ESPÍRITAS SÃO POBRES."


Em meados do SÉCULOS XX,as obras psicográfica e o trabalho de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER provocaram impacto significativo na consolidação e na expansão do MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO.

Tal fato se intensificou a partir dos anos l960,com a presença do referido médium na televisão.

A essa altura,já existiam propostas de incentivo ao ESTUDO e CURSOS DE ESPIRITISMO,alimentadas principalmente pelas então chamadas - MOCIDADES ESPÍRITAS,- notadamente em eventos REGIONAIS,ESTADUAIS E NACIONAL,como o foi a - I CONFRATERNIZAÇÃO DE MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS DO BRASIL - em (Marília/SP- l965).

Experiências pioneiras de cursos eram levadas a efeito por INSTITUIÇÕES DE SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO,RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ.

Importante reforço surgiu em 1983,com a aprovação pelo CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL DA FEB da campanha do:

- ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA -.

A tendência de aumentar-se a procura pelos CENTROS ESPÍRITAS, a partir do - PINGA FOGO - na TV,com CHICO XAVIER,gerou a preocupação sobre algumas aparentes distorções e obstáculos à organização doutrinária dos CENTROS:
- ações de assistência social apenas com a materialização da caridade e a mediunidade como fim,poderiam comprometer as bases do MOVIMENTO ESPÍRITA.

Seria importante o fortalecimento em bases KARDEQUIANAS e a DIVULGAÇÃO DOS LIVROS.

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (USE) produziu significativos instrumentos de difusão e orientação,tais como a campanha
- "COMECE PELO COMEÇO" e a "CARTA AOS CENTROS ESPÍRITAS".

No final dos anos 1970,as ENTIDADES FEDERATIVAS ESTADUAIS,que integram o CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL DA FEB,aprovaram o texto :
"A ADEQUAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA PARA O MELHOR ATENDIMENTO DE SUAS FINALIDADES" (em 1 a 03 de outubro de 1977)
- com base nas CONCLUÇÕES DOS CONSELHOS ZONAIS(out./1975 a abr./1977).

Em seguida,numa continuidade de aprofundamento de ESTUDOS ao longo de suas REUNIÕES ZONAIS(1978/1979)e na sua REUNIÃO PLENÁRIA em (julho/1980)o CFN aprovou o texto:

- ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA -, que passou a ser um marcante subsídio orientador para as INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DO PAÍS.

Depois de quase 3 décadas,o referido documento foi realizado com base em sugestões apresentadas pelas ENTIDADES FEDERATIVAS ESTADUAIS,discutido em COMISSÕES REGIONAIS DO CFN,é finalmente,aprovado um testo atualizado e ampliado na REUNIÃO DO CFN EM 2006,sendo lançado por ocasião do:

- 2* CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO.
Desta maneira a título de:

"SUGESTÃO E DE SUBSÍDIU,OFERECENDO ORIENTAÇÕES E MATERIAL DE APOIO,ELABORADOS E DISPONIBILIZADOS PELOS ÓRGÃOS FEDERATIVOS E DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA,PARA AS ATIVIDADES DOS CENTROS E DEMAIS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS,VISANDO FACILITAR AS TAREFAS DE SEUS TRABALHADORES,NO ENCAMINHAMENTO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS,ADMINISTRATIVOS,JURÍDICOS E DE UNIFICAÇÃO."

Em nosso dias, o MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO
conta com mais de DOZE MIL INSTITUIÇÕES em funcionamento.

150 ANOS após a publicação de O LIVRO DOS ESPÍRITOS e da fundação do 1* CENTRO ESPÍRITA DO MUNDO.

Há conquistas evidentes e,sem dúvida,grandes responsabilidades.

De forma amadurecida e com elaboração coletiva,dispõe-se de oportunos materiais de APOIO À AÇÃO ESPÍRITA.
................

EURIPEDES PARSANULFO
-fundou em 02/04/1907 - o COLÉGIO ALLAN KARDEC em SACRAMENTO/MG.

TELES DE MENEZES
- foi o fundador da 1* INSTITUIÇÃO ESPÍRITA DO BRASIL (Salvador/1865)
........................

É sempre bom sabermos mais sobre esta DOUTRINA,principalmente como iniciou-se tanto no MUNDO como em nosso PAÍS, e a sua RESPONSÁVEL ELABORAÇÃO E A SUA CONTINUIDADE NO MUNDO.
DOUTRINA tão gratificante que nos traz o CONSOLO,A ORIENTAÇÃO E OS ESCLARECIMENTOS DE NOSSAS DÚVIDAS QUANTO A VIDA NA TERRA E FUTURA.

MUITA PAZ E CADA DIA MAIS ENTENDIMENTO.

Ajude a fazer a Historia do Espíritismo no Japão, escreva e conte como surgiu seu grupo Espirita, contando como conheceu a doutrina espirita no JAPÃO.

equipe_d_ueda@yahoo.com.br

Logo estaremos fazendo um resumo sobre o Movimento Espirita no Japão sua Historia e seus projetos.

ADE-JAPÃO
Adalberto


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

ARQUIVOS-ADE-JAPÃO-
equipe_d_ueda@yahoo.com.br

Ade-jp-associação de divulgadores do espiritismo do Japão
G.E.E.U.-Grupo De Estudos Espíritas de Ueda-NAGANO
G.E.E.G.-Grupo de Estudos Espíritas de Gunma-ken
APOIO E PESQUISA
Roseny de Fátima Flores
rosenyfflores@hotmail.com
JOINVILLE-SC-BRASIL

3 comentários:

  1. Boa Noite.
    Pesquisando na internet sobre grupos de estudos aqui no Japão, encontrei o site de vocês. Parabéns. Mal sabia eu, de que havia grupos de estudos aqui, talvez por eu estar mais ligada nos assuntos terrenos que no espiritual.
    Moro em Yamanashi, e lamento profundamente por não haver nem um agrupamento por aqui. Penso em iniciar um algum dia, mas confesso que não tenho um circulo social ativo por aqui.
    Por enqto, faço meus estudos sozinha, diariamente com alguns livros do Emmanuel e 1 vez por semana o Evangelho. Confesso que as vezes me sinto sozinha, por vezes, faço via webcam, com meus pais no Brasil, me faz muito bem.
    Bom, gostaria de saber se vocês vendem, ou sabem onde vende o Evangelho em japones. Queria muito introduzir meu marido nos estudos, mas ele não se interessa, e mal sabe quem foi Jesus, por ser japones. Ja tentei leva-lo numa igreja catolica que tem aqui, mas ele reluta, não sei mais o que fazer. Penso que, se eu o convidar a fazer a leitura junto comigo, talvez ele se interesse um pouco. Por que ele não faz comigo e eu explico as lições em japones? Porque meu japones não eh muito bom, e as lições são tao profundas, que eu queria de verdade que ele entendesse em seu coração.

    Essa radio espirita, como faço para ouvir?

    Desculpe por ocupar o tempo de vocês, mas precisava desses esclarecimentos descritos acima.

    Desde ja agradeço,

    Vanessa Mayumi

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa.

    Que Jesus nosso divino mestre te Ilumine.
    Que maravilha voce ter postado no nosso Blog.
    Não somos profissionais ,mas estamos tentando fazer o maximo, para informar as pessoas que precisam de ajuda espiritual.

    No lado direito da tela ,voce encontrará varios Grupos ,entre em contato, veja qual é o mais perto.
    E tenha certeza que sera bem orientada.

    O livro EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO EM JAPONES,voce pode pedir para
    C.E.F.C.X.-
    Comunhão Espírita Cristã Francisco Candido Xavier
    DIRIGENTE - Tomoh Sumi
    Chiba-ken - Ichikawa-shi
    Tel.: 047-359-1918

    E-mail: info@spiritism.jp

    Dia 18 de Abril,tera PALESTRA.
    BUNKA-MURA de Oizumi-Machi
    GUNMA-Ken.
    Informações=Makuda...090 6799 7320-Portugues

    Não sei se fica perto?
    Mas VALE A PENA CONFERIR!

    tema- Chico Xavier,um exemplo de vida.
    Fica com DEUS.

    Adalberto Prado de Morais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas informações.

    No momento estou impossibilitada de fazer pequenas viagens, mas por enqto, vou continuando meus estudos em casa e acompanhando o blog de vcs.

    Que Deus os abençoe, que a luz do conhecimento e do amor continue brilhando entre vocês e possam irradiar nesse pais tao carente de fé.

    Abraços

    ResponderExcluir