terça-feira, 16 de agosto de 2011

ADE-PR pode ser extinta até o final do ano.

...


......................................................

..........................................................................................................................................................................
Jornal Comunica Ação Espírita 84ª edição 03 de 2011.
.............................................................
ADE-PR pode ser extinta até o final do ano

Esta Associação está na iminência de encerrar suas atividades.
A situação já não era boa, mas se tronou insustentável após o afastamento da presidente Zélia Carneiro Baruffi por motivos de enfermidade.

Este Editor que já acumulava a vice-presidência, Coordenadorias Financeira, de Mídia e Integração, além de estar diretamente e sempre envolvido com os assuntos das demais áreas, viu-se obrigado a assumir também a presidência, o que, além dos prejuízos administrativos, contraria os dispositivos estatutários.

O problema de carência humana é crônico e existe praticamente desde a sua fundação há quase 16 anos. Afora a meia centena de Associados-efetivos - e o dobro ou triplo dos ex -, bem como alguns anunciantes e assinantes que proporcionam sustentação financeira ao menos para as atividades do presente, o que se vê no Movimento Espírita é uma indiferença gritante e uma dolorosa omissão.

Há simpatia verbal pelo trabalho executado, mas não a solidariedade para auxiliar a fazê-lo.

Possivelmente um fator significativo para o fracasso prestes a se consumar seja o de não estarmos pessoalmente à altura da missão de que fomos incumbidos. Falíveis, cometemos erros, não utilizamos as estratégias apropriadas, não soubemos conquistar espaços, convencer pessoas, alcançar as realizações desejadas ou necessárias.

Mas também nunca houve substitutos.

Porém, a questão no momento não é nem saber por que isso aconteceu ao longo dos anos, mas se ainda resta possibilidade de se reverter o processo de implosão que está a caminho.

Uma certeza existe: se não aparecer urgentemente alguém que assuma a área financeira, alguém que se proponha a efetuar as atualizações do site e a diagramação gráfica deste jornal – tarefas que podem ser realizadas dentro de casa, atrás de um computador ou ao telefone -, alguém que auxilie em eventos como Feiras do Livro e que, unidos, ajudem a desenvolver outros projetos contidos no Planejamento Estratégico e compareçam a uma reunião mensal, até o final deste ano será convocada uma Assembléia Geral de Associados para apreciar a proposta de dissolução da ADE-PR.

Ao todo precisamos de cinco, apenas cinco pessoas para completar o Conselho de Administração.

Se alguém tem algo a dizer ou fazer, que seja agora. Depois poderá ser tarde demais.

Não vamos mais correr atrás. Estamos saturados de convidar novos colaboradores, pedir engajamento, mostrar necessidades, apelar para os mais diversos argumentos, suplicar sem resultado.

E como cinco andorinhas solitárias não estão conseguindo fazer brilhar o sol, o destino da instituição poderá ser o seu ocaso. Restará uma lágrima!
.......................
..................
..............
..........
...

Editor.
Wilson Czerski.......................Nascido em Ponta Grossa, PR, em 8 de fevereiro de 1955, Wilson Czerski é casado e tem três filhos. Militar da Reserva da Aeronáutica, especialista em meteorologia, é formado em Administração de Empresas e micro-empresário. Espírita desde 1977, quando assinou por quatro anos a coluna Gotas de Luz no jornal O Paraná, de Cascavel, PR. Atuando no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina, PR, coordenou um grupo de assistência e apoio ao encarcerado, foi diretor do Departamento Doutrinário e presidiu a instituição.Transferindo-se para Curitiba, PR, em 1988, coordenou grupos de estudo, participou da fundação da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná, editor do jornal Comunica Ação Espírita, é expositor e articulista em vários jornais, espíritas e leigos. Na literatura de ficção, é contista, tendo publicado dois livros
......................................................................................



A última tentativa
Pode parecer que estas linhas sejam continuidade do texto da página anterior.
Natural diante do cenário em que protagonista e expectador se confundem no mesmo personagem, onde as atividades estão demasiadamente concentradas nas mãos de uma única pessoa não porque este queira, mas por ausência de equipe.

Porém, o que falta em isenção sobra em sinceridade.

Importa percebermos que a situação escancarada sem meias palavras no alerta da capa revela, além da grave realidade, um misto de cansaço e desencanto por parte de quem se dedicou com absoluta exclusividade durante a última década meia ao sonho de ver crescer uma instituição especializada na divulgação do Espiritismo e que se depara de modo tristemente frequente com barreiras quase que intransponíveis para seguir adiante.

Principalmente aos dirigentes dos Centros Espíritas da Capital, cabe agora a responsabilidade de informar seus colaboradores e recrutar pessoas com as qualificações mínimas requeridas para se juntarem à desfalcada equipe da ADE-PR.
Que ninguém alegue depois, em tom de lamento, que não sabia de nada e por isso não se ofereceu para trabalhar.

Não é possível que entre a meia centena de Casas e dezenas de milhares de espíritas aqui em Curitiba, não se encontre CINCO pessoas que possam se dedicar pelo menos pelo prazo de dois anos a servir à ADE-PR.

Recorde-se, por exemplo, que talvez a maior vítima da extinção da ADE-PR será este jornal que terá sua circulação interrompida, ele que, embora não isento de falhas, repercute tão bem junto a leitores de diversas regiões do Brasil como pode se ver na seção “Opinião do Leitor” ao lado, mas é, ainda, tão pouco valorizado por aqui.
........................................................


A ADE-PR – Associação de divulgadores do Espiritismo do Paraná, entidade de caráter religioso-filosófico-cultural, sem fins lucrativos e fundada em 27 de outubro de 1995, é membro da Abrade – Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, substituta da Abrajee – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas.
Já contou com os departamentos Clube do Livro Espírita, Disk Espiritismo e Feira do Livro Espírita.
Atualmente permanece somente com a Feira do Livro e está investindo recursos em outras áreas da difusão espírita como a própria Internet, publicação de livros da ADE e de autores paranaenses.
Atua em parcerias com rádio, televisão e seminários.

Edita o “ComunicaAção Espírita”, veículo bimestral, com 12 páginas, publicação ininterrupta desde fevereiro-março de 1997 e cujas últimas edições encontram-se neste website.
http://www.adepr.org.br/index.php

............................

CONTATO COM
ADE-PARANA
e-mail adepr@adepr.org.br
...............
...........
.....
...
..
.
FONTE E CREDITOS DE FOTOS-
Jornal Comunica Ação Espírita | 84ª edição | 03 de 2011
http://www.adepr.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário