terça-feira, 21 de abril de 2009

PERGUNTAS SOBRE ESPIRITISMO


Para saber mais...
RECOMENDAMOS




Obra totalmente doutrinária, embasada nos princípios espíritas, aborda temas e desafios da atualidade, repassa as atividades inspiradas pela Doutrina Espírita e projeta-se em análises que inspiram a ética e o bom senso para demonstrar a grandeza da proposta espírita

...................................................................................
ESPIRITISMO UMA VISÃO PANORÂMICA
....................................................................................

O QUE É O ESPIRITISMO...
.....................................


O que é o espiritismo?

O espiritismo é uma doutrina filosófica de caráter cientifico de consequências morais.


Historicamente, surge dos estudos de Allan Kardec, conhecido como o seu codificador, isto em meados do séc. XIX.
Veremos, assim, que Kardec partiu da pesquisa científica, originando-se desta a Ciência Espírita; desenvolveu, a seguir, a interpretação dos resultados da pesquisa, que resultou na
Filosofia Espírita, tirou, depois, as conclusões morais da concepção filosófica, que levaram naturalmente à
Religião Espírita.

É por isso que o Espiritismo se apresenta como
doutrina de tríplice aspecto.

A Ciência Espírita a Filosofia Espírita e a Religião Espírita.

O Espiritismo não impõe os seus fundamentos.

Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

Quais os fundamentos Básicos do espiritismo?

Deus

Existência e Sobrevivência do Espírito

Comunicabilidade dos Espíritos

Reencarnação

Pluralidade dos Mundos Habitados


........................


O Espiritismo cura?

O espiritismo esclarece.

A partir desse esclarecimento é possível que quem o procurou, se entendeu a mensagem do espiritismo na sua simplicidade, se encaminhe cada vez mais para a saúde plena, cuja residência, em última instância, reside no espírito e mente de cada um.
A saúde, conforme define a Organização Mundial da Saúde, é o bem-estar físico, psíquico e social.

Na visão espírita, devemos acrescentar o bem-estar espiritual.

BASTA A FÉ PARA CURAR?

Aqui, Allan Kardec, faz indiretamente um crítica às seitas cristãs, que apelam unicamente para a fé, não permitindo que seus adeptos vão à procura de orientação médica.

O crente será curado? Basta orar para nos livramos de nossas provações?
A prece auxilia, dá-nos mais força, mais energia, mas não nos livra das provas que devemos passar.
Do mesmo modo é a fé. Ela auxilia-nos, mas antes de tudo, devemos ter em mente o merecimento.
Será que estamos aptos para a saúde? O Espírito Irmão X, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, relata-nos nos capítulos 25 (Cura) e 26 (Doentes e Doenças), do livro Estante de Vida e capítulo 40 (Rogativa Reajustada), do livro Luz Acima, os inconvenientes de apressar a cura do ser humano.
Para conviver com a saúde, temos de nos preparar para ela.

"O poder da Fé recebe uma aplicação direta e especial na ação magnética; por ela o homem age sobre o fluido, agente universal, lhe modifica as qualidades e lhe dá uma impulsão, por assim dizer, irresistível.

Por isso aquele que, a um grande poder fluídico normal junta uma Fé ardente pode, apenas pela vontade dirigida para o bem, operar esses fenômenos estranhos de cura e outros que, outrora, passariam por prodígios e que não são, todavia, senão as conseqüências de uma lei natural.

Tal o motivo pelo qual Jesus disse aos apóstolos:

se não haveis curado é que não tínheis fé" (Kardec, 1984, cap. XIX, item 5).

............................


O que não é o espiritismo?

Outras formas de espiritualismo que não se identifiquem claramente com os estudos de Allan Kardec.

Por exemplo, crenças baseadas em rituais e superstições, liturgias, defumadores, velas, etc. - isto não é espiritismo, mas sincretismos espiritualistas diversos, um mundo à parte do espiritismo, no qual respeitamos assim como cada diferentes culturas em cada região do Mundo.

A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.



Como o ESPIRITISMO se relaciona com as demais RELIGIÕES?

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.

Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.



.........................
Umbanda é Espiritismo?

Umbanda não é Espiritismo,a Umbanda foi fundada no Brasil por razões diversas.

Para compreendermos as origens da Umbanda precisamos entender que o mundo não se resume só nas atividades, nem na cultura que observamos à nossa volta. Cada país, cada povo, possui seu atavismo cultural, sua bagagem histórica.

Atavismo é o conjunto de valores morais, físicos e culturais que cada nação possui e que foram herdados das gerações antecedentes. Essas experiências são passadas de geração a geração, mantendo ao longo da história, uma gama de características comportamentais que identificam os povos e as nações.

Na Umbanda, como no Espiritismo, existem pessoas e Espíritos que sabem o que estão fazendo e outros que não tem a menor idéia da gravidade das manifestações. Há seres honestos e desonestos, humildes e orgulhosos; verdades e mentiras, faltas e excessos. É um campo de ação espiritual como outros tantos.

......

PARA ENTERDERMOS MELHOR,
Um pouco de historia....

Na historia o Candomblé de Caboclo,degenerou-se na prática de baixa magia, conjuros, Canjerê, Catimbó, macumba e Quimbanda.

Uma mistura de cultos que precisava sofrer a ação do progresso mas que não poderia ser pela influência da Doutrina Espírita, pois sua natureza abstrata e totalmente despida de rituais, afastava-a de tudo o que os praticantes dessas variantes do Candomblé estavam habituados.

Em 1908, por vontade dos Espíritos superiores, criou-se um movimento espiritualista, destinado a fazer progredirem aqueles cultos primitivos nascidos do Candomblé. Por meio do médium Zélio Moraes e do Espírito de um padre, chamado Gabriel Malagrina, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, nasceu a Umbanda cristã, bem brasileira.

O trabalho desse Espírito deu origem a uma linhagem de terreiros onde não se faziam rituais de sacrifícios, não se olhava sorte; os trabalhos tinham disciplina, com hora para começar e terminar; os adeptos eram convocados ao estudo do Evangelho de Jesus e a fazer a "caridade" junto do povo sofredor.

Esse culto deveria misturar-se na mentalidade dominante dos terreiros já existentes, enfraquecendo-a aos poucos quanto ao primitivismo e fazendo esses trabalhos progredir no mundo das idéias.

Segundo Frei Malagrina, a Umbanda seria a manifestação do Espírito para a prática da caridade.

Ao contrário do Candomblé, a Umbanda admite a manifestação de Espíritos errantes, exatamente como no Espiritismo. Alguns terreiros fazem sessões de desobsessão e estudam as obras espíritas.



................................

O que é um médium?

Um sensitivo. Alguém que tem uma sensibilidade especial para ser intermediário na comunicação dos espíritos desencarnados.

O conceito de médium é bastante simples, conforme nos traz o Cap. XXXII do Livro dos Médiuns, uma das Obras Básicas do Espiritismo:
Médium - (Do latim - medium, meio, intermediário.) - Pessoa que pode servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.

«...E acontecerá que nos últimos dias, diz o senhor, que Eu derramarei do meu espírito sobre a carne e profetizarão os vossos filhos ,e vossas filhas, e vossos mancebos terão visões..»
Pedro (Atos dos Apóstolos, 11-17)

O que é um espírito?

Um espírito ENCARNADO é qualquer um de nós que vive na Terra, no aprendizado que passa pela utilização do seu corpo físico.

Um espírito DESENCARNADO é algum de nós que, pelo fenômeno da morte, larga o corpo físico e passa à dimensão etérea que é o mundo espiritual.

"O Espírito é o principio inteligente do Universo e a matéria é o agente, o intermediário com o auxilio do qual e sobre o qual atua o Espírito."

A matéria nao é inteligente; o principio inteligente independe da matéria.

A origem de ambos é desconhecida; estão porem subordinados a lei geral, a uma inteligência suprema

-DEUS..


...............



Quem são os espíritas? Cobram dinheiro?

Os espíritas são pessoas comuns, com as profissões mais diversas, que se interessam pelo estudo e vivência do ideal fraterno que o espiritismo revela.
Não cobram dinheiro.
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho:
"Dai de graça o que de graça recebestes".

Assim, todos os trabalhadores espíritas (oradores, passistas, dirigentes, médiuns de toda ordem, músicos, etc.) trabalham sem recebimento financeiro algum.

Para aprender espiritismo que livros devo ler?

Primeiro, os livros de Allan Kardec, sobretudo «O livro dos Espíritos». Depois, as obras de bons autores complementares.

Posso aprender espiritismo pela Internet?

Sim, de várias formas. Uma delas é frequentando o curso a distância que a ADE informa sem despesas para quem se inscreve.

Como faço para encontrar uma instituição espírita?
Diga-nos qual a cidade em que reside e logo lhe enviaremos e-mail indicando a que lhe for mais próxima. equipe_d_ueda@yahoo.com.br

....................


Que tipos de ajuda dá uma associação espírita?

ATIVIDADES BÁSICAS:
a) - Promover, com vistas ao aprimoramento íntimo de seus freqüentadores, o estudo metódico e sistemático e a explanação:

1 - da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto - científico, filosófico e religioso - consubstanciada na Codificação Kardequiana;

2 - do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita;

b) - promover a evangelização da criança, à luz da Doutrina Espírita;

c) - incentivar e orientar o jovem para o estudo e a prática da Doutrina Espírita e favorecer-lhe a integração nas tarefas da Associação ,Grupo de Estudos Espíritas e ou Centro Espírita;

d) - promover a divulgação da Doutrina Espírita, também através do livro;

e) - promover o estudo da mediunidade, visando oferecer orientação segura para as atividades mediúnicas;

f) - realizar atividades de assistência espiritual, mediante a utilização dos recursos oferecidos pela Doutrina Espírita, inclusive através de reuniões mediúnicas privativas de desobsessão;

g) - manter um trabalho de atendimento fraterno, através do diálogo, com orientação e esclarecimento às pessoas que buscam o Centro Espírita;

h) - promover o serviço de assistência social espírita, assegurando suas características beneficentes, preventivas e promocionais, conjugando a ajuda material e espiritual, fazendo com que este serviço se desenvolva concomitantemente com o atendimento às necessidades de evangelização;

i) - incentivar e orientar a instituição do Culto do Evangelho no Lar

EM FIM
Uma associação espírita, sem cobrar o que quer que seja, presta serviços de apoio fraterno, tais como esclarecimentos, incentiva em quem o visita a auto-estima, de forma a que, por mais dificieis sejam os problemas que enfrente (ou não) vá cada vez mais lidando com a vida de uma forma mais feliz.

.................



O QUE É O ESPIRITISMO...
............................................
FONTES:

Federação Espírita Brasileira............................................ www.febnet.org.br

ADE-Portugal.......................................................................www.adeportugal.org

Conselho Espírita Internacional.......................................

www.spiritist.org

Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier (JAPÃO)... www.spiritism.jp

Estudos sobre Umbanda........................www.novavoz.org.br/estudos-

ADE-SERGIPE E-mail:jomcabral@bradec.com.br
www.portaldoespirito.com.br/portal/doutrina/espiritismo-e-espiritualismo.

ADE-PR-
Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná
www.adepr.org.br

Pesquisa:
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS DE GUNMA
ADE-JP Associação de divulgadores do espiritismo do Japão
NAGANO-KEN UEDA-SHI
SHIOKAWA 2721-30 T 386 0401
JAPAN
Tef. - 0268 759575 090 8328 4773 equipe_d_ueda@yahoo.com.br

MONTAGENS ,RESPONSAVEL
Adalberto Prado de Morais
tioada@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário