quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sobre o Dia do Jovem





Os adolescentes e jovens japoneses são famosos por reinventarem os elementos típicos do Japão e por misturarem seu estilo com a moda ocidental e peças de segunda mão.
foto de Shoichi Aoki
Imagem direitos autorais
http://www.animetengoku.com/index.php





Sobre o Dia do Jovem


Dia 13 de abril é o dia do jovem. Mas, quem é o jovem?
Em termos de idade há bastante divergências; para alguns, jovens são aqueles que se encontram na faixa etária entre quinze e vinte e quatro anos; para outros, são todos os adolescentes.
E há ainda quem veja o jovem como aquele que assim se parece ou tem espírito jovem.
Sem entrar no mérito de qual faixa etária é mais adequada podemos, neste ensaio, entendê-lo como alguém que está experimentando uma fase diferente daquela que tinha quando era criança e buscando maturidade por meio de uma nova presença social com outras experiências, amizades, descobertas.


Janaína Venhasque.
Estudante de Publicidade e Propaganda.
Imagem direitos autorais. www.ultraportal.com.br/.../marco07/capa.jpg


É neste momento que ele passa a escolher suas amizades com base naquilo que acredita ser bom e proveitoso, que procura lugares públicos para freqüentar, um trabalho, a carreira que irá escolher, os grupos com os quais pode se afinizar e, assim, pouco a pouco, vai iniciando a descoberta a respeito de si mesmo, circunstâncias que até então nem sabia que existiam.



Reencontrar amigos, fazer novas amizades e participar das oficinas que ajudam o encontrando a se soltar, criar, e aprender sobre a Doutrina Espirita.
Direitos autorais. bezerrademenezes.wordpress.com/page/2/

No meio espírita, o jovem também tem o seu espaço. Ele é alguém que não aceita mais as chamadas verdades pré-estabelecidas e passa a buscar a sua própria verdade e a forma de entender, aceitar, rejeitar e estudar aquilo que, antes, era oferecido pronto e acabado.
Há quem veja tal atitude como revolta ou petulância, talvez porque o ato contestar faça com que as pessoas necessariamente saiam do comodismo e conformismo e sejam obrigadas a pensar a respeito, a rever posicionamentos, a admitir falhas.

Plenária do 1o. Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil realizado no Rio de Janeiro em 1948. Lins de Vasconcellos encontra-se de pé, ao microfone.
Fonte: Anuário Histórico Espírita. Eduardo Carvalho Monteiro, Editora Madras/USE-SP, 2003. p. 25


GRUPO DE JOVENS DO NEC-J
O grupo dos "Jovens Espíritas", com o dirigente Heron Mattos, desenvolvia além dos estudos da doutrina e evangelhos, atividades voluntárias para suprir necessidades dos jovens no Japão.
O curso de inglês e de informática, e o de primeiro socorros e prevenção de terremotos eram ministrados aos participantes.
Fonte-Núcleo Espírita Cristã do Japão-http://www2.odn.ne.jp/nec-j/


Em alguns centros espíritas, o espaço destinado aos jovens é limitado ao grupo de que ele participa ou a freqüentar palestras; em alguns casos, até, os dirigentes não permitem que o jovem participe de modo mais ativo, pois entendem que ele bagunça a ordem natural das coisas.
Mas, por outro lado, há casos em que os jovens não querem se comprometer a realizar algo mais do que aquilo que fazem rotineiramente e, no caso de não haver incentivo (ou até mesmo quando há incentivo), preferem deixar as coisas como estão.
Fecham-se em si mesmos!
Felizmente existem aqueles jovens que buscam o seu espaço na casa espírita, que tomam iniciativas para a realização de eventos, que escrevem poesias ou artigos, repartindo seus sentimentos e posicionamentos, que fazem estudos e pesquisas, que querem responsabilidades por meio de atividades que sejam capazes de desempenhar, e que não se abatem quando são malvistos ou desmotivados porque têm força de vontade e coragem para seguir.

A estes jovens desejamos que lutem e continuem a perseverar na sua caminhada, que procurem pessoas que possam apoiá-los, pois estes são as sementes da esperança de um amanhã melhor!

Jovem, no seu dia comemore esta fase, aproveite as oportunidades que lhe forem oferecidas, busque mais do que já conquistou e viva este momento da melhor forma que puder. Amanhã será você quem estará ajudando outros jovens neste percurso!



Júlia Cristiane Schultz Pereira
Administradora, palestrante, professora e mestre em administração.
Diretora de Comunicação Social da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC) e colaboradora da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE).
julinh@floripa.com.br
http://www.revistaharmonia.com/site/index.php


MONTAGEM E ADAPTAÇÃO.
Adalberto Prado de Morais
equipe_d_ueda@yahoo.com.br
ADE-JP Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão
G.E.E.U- GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS DE UEDA
G.E.E.G.-GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS DE GUNMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário