terça-feira, 5 de maio de 2009

ENCARNAÇÃO...A GRANDE AVENTURA DO ESPÍRITO



Para o espírito a ENCARNAÇÃO e as REENCARNAÇÕES têm um valor de uma grande aventura, uma aventura que tem uma complexidade imensa: a encarnação.

A encarnação é um momento aguardada ansiosamente pelo espírito. Quando ele tem consciência espiritual, o ESPÍRITO CONSCIENTE valoriza e reconhece nela uma ação de alto grau de complexidade. Isso porque a encarnação é sempre a provação final de um estudo além de que só ela pode conceder atestado de promoção espiritual para o espírito.

Por mais que um espírito no mundo espiritual, estude, conheça as coisas, sem a encarnação ele não recebe o atestado da evolução espiritual.
É por isso que essa, a encarnação é a maior aventura para o espírito.
É a maior porque apenas a encarnação pode certificar que o espírito aprendeu no mundo espiritual as lições que lhe foram ministradas por seus mestres.

Encarnação é uma palavra do planeta terra que, grosso modo, significa vir à carne. Apesar de ser esta a idéia que os humanos fazem da aventura do espírito, na verdade a encarnação não se trata de habitar um corpo físico humano.
O que determina uma encarnação é uma mudança conscencial do espírito, uma mudança de consciência do espírito. Este é o processo chamado de encarnação. Ele acontecerá pela eternidade da existência do espírito, ou seja, durará o resto da existência espiritual. Este mesmo processo é valido para todo o Universo.
Ou seja, em todos os “planetas” existem espíritos que estudam determinado assunto universal de posse de sua consciência espiritual e posteriormente se liga a uma nova consciência transitória para realizar a provação do que estudou.
Por isso: entender encarnação como vir à carne é uma idéia do planeta terra.
Em marte, Júpiter e no planeta mais distante da última galáxia existe encarnação, mas não existe carne.








Apesar de não existir em outros planetas a matéria carne, como a dos seres humanos, em todos os planetas do Universo e por todos os tempos espíritos criarão novas consciências, às quais se ligarão temporariamente, que servirão como prova para obtenção de um atestado de elevação espiritual.
Isso é uma encarnação, isso é a grande aventura do espírito: executar essas provas.

Mas quais são os riscos que o espírito corre durante a sua encarnação?O Espírito da Verdade comunicou a Kardec que os espíritos não retroagem. Então, esse risco não existe durante a aventura espiritual. O espírito ao se desligar o ego estará sempre pelo menos no mesmo nível de consciência espiritual que tinha antes da encarnação.
Agora, se o risco de retroagir não existe, existe o risco de estagnar.



O espírito pode voltar a sua consciência espiritual sem evoluir um milímetro se quer. Pode retornar a sua realidade, ao seu eu espiritual, sem conseguir nenhum avanço na sua progressão.
Esse é o risco que o espírito corre durante a aventura. Na verdade, como não há retrocesso, a perda, aparentemente, é pequena…
Mas, apenas aparentemente, porque a não evolução durante uma aventura é um grande “prejuízo” para o espírito: a perda da oportunidade de elevação…
Perder a oportunidade de elevação: essa é a grande falência da aventura da encarnação…

A perda de uma oportunidade de elevação é trágica para o espírito não porque ele, por causa disso, é considerado “melhor” ou “pior” do que alguém, mas porque a ambição espiritual é sempre evoluir. Deixar de aproveitar uma oportunidade para o espírito é algo trágico, frustrante, como é para um ser humano que se prepara para um vestibular, estuda dia e noite e depois vê malogradas as suas intenções.
Portanto, existe na aventura do espírito o risco dele não evoluir. Mas, mesmo que ele evolua durante a encarnação há ainda outro risco: a possibilidade de evoluir menos que o esperado.


É por isso que em O Livro dos Espíritos se diz assim; o espírito escolhe antes da encarnação o gênero da prova pelo qual vai passar. O gênero da prova é exatamente esse conjunto de sensações (ganância, nervosismo, desejos, vontades, paixões, soberba). O ser escolhe entre esta gama de sensações individualistas qual irá querer provar.


Oração de Druso (instrutor de André Luiz), antes de sua reencarnação.


Druso ergueu-se e rogou permissão para orar à despedida.
Todas as frontes penderam silenciosas, enquanto a voz dele se elevou para o Infinito, à maneira de melodia emoldurada de lágrimas.
- Senhor Jesus - clamou humilde - neste instante em que te oferecemos o coração, dera que nossa alma se incline, reverente, para agradecer-te as bênçãos de luz que a tua incomensurável bondade aqui nos concedeu em cinqüenta anos de amor...
Tu, Mestre, que ergueste Lázaro do sepulcro, levantaste-me também das trevas para a alvorada remissora, lançando no inferno de minha culpa o orvalho de tua compaixão...
Estendeste os braços magnânimos ao meu espírito mergulhado na lodosa corrente do crime.
Trouxeste-me do pelourinho do remorso para o serviço da esperança.
Reanimaste-me quando minhas forças desfaleciam...
Nos dias agoniados, foste o alimento de minhas ânsias; Nas sendas mais escabrosas, eras, em tudo, o meu companheiro fiel.
Ensinaste-me, sem ruído, que somente através da recuperação do respeito a mim mesmo, no pagamento de meus débitos, é que poderei empreender a reconquista de minha paz...
E confiaste-me, Senhor, o trabalho neste pouso restaurador, com assistência constante de tua benevolência infinita, a fim de que eu pudesse avançar das sombras da noite para o fulgor de novo dia!...
Agradeço-te, pois, os instrutores que me deste, a cuja devoção afetuosa tão pesado tenho sido, os companheiros generosos que tantas vezes me suportaram as exigências e os irmãos enfermos que tantos ensinamentos preciosos me trouxeram ao coração!...

E agora, Senhor, que a esfera dos homens me descerrará de novo as portas, acompanha-me, por acréscimo de misericórdia, com a graça de tua bênção.
Não permitas que o reconforto do mundo me faça esquecer-te e constrange-me ao convívio da humildade para que o orgulho me não sufoque.
Dá-me a luta edificante por mestra do meu resgate e não retires o teu olhar de sobre os meus passos, ainda que, para isso, deva ser o sofrimento constante a marca de meus dias.
E, se possível, deixa que os irmãos desta casa me amparem com os seus pensamentos em orações de auxilio, para que, no pedregoso caminho da regeneração de que careço, não me canse de louvar-te o excelso amor para sempre!...
Calou-se Druso, em pranto.
AÇÃO e REAÇÃO - Francisco Cândido Xavier – André Luiz - 17ª edição. * - @1956 - página 271 - André Luiz











Temos uma grande aventura pela frente, A REENCARNAÇÃO...

E também temos uma grande responsabilidade, a de nos transformarmos em homens de bem. Os espíritos que estão reencarnados ou estão no plano espiritual esperando e se preparando para esta AVENTURA no Planeta assumem o compromisso de buscar a elevação espiritual através da sua reforma íntima.
Somente assim, com a REFORMA INTIMA é que o ESPÍRITO reencarnado tem mais capacidade de compreender a responsabilidade assumida antes da reencarnação, ele começa a sentir a necessidade da sua realização.
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.
" LE cap. XVII - Sede Perfeitos A isto denominamos: REFORMA ÍNTIMA




Também em "Obras Póstumas"encontramos referência à Reforma Íntima:
“A questão social não tem, portanto, o seu ponto de partida na forma de tal ou tal instituição; está inteiramente no aperfeiçoamento moral dos indivíduos e das massas”.

Assegura a sua felicidade na vida futura , porque , quanto mais estiver depurado, mais se elevará na hierarquia dos seres inteligentes , e logo deixará esta Terra de provas por mundos superiores ; porque o mal que tiver reparado nesta vida não terá mais que reparar em outras existências ; porque , na erraticidade, não encontrará senão seres amigos e simpáticos , e não será atormentado pela visão incessante daqueles que teriam do que se lamentar dele ". Allan Kardec in “ Obras Póstumas“, Credo Espírita — Preâmbulo (FEB).
A criação desta página, na qual procuramos colocar material referente à Reforma Íntima visa , principalmente , nos orientar e nos auxiliar na árdua tarefa da transformação moral em busca da tão sonhada evolução espiritual.





167. Qual é a finalidade da reencarnação?
-- Expiação, melhoramento progressivo da humanidade. Sem o que, onde estaria a justiça?
171. Sobre o que se funda o dogma da reencarnação?
-- Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois não nos cansamos de repetir: um bom pai deixa sempre aos filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão nos diz que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna aqueles cujo melhoramento não dependeu deles mesmos? Todos os homens não são filhos de Deus? Somente entre os homens egoístas é que se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão.



Pesquisa e Montagem-Adalberto Prado de Morais
tioada@yahoo.com.br

FONTES-http://www.universalismo.org/
Textos - FIRMINO JOSE LEITE- médium Pai Joaquim (ESPÍRITO) http://www.youtube.com/watch?v=YSwxzKvZvTU
Allan Kardec in “Obras Póstumas“, Credo Espírita — Preâmbulo (FEB).
Allan Kardec in. LE cap. XVII - Sede Perfeitos
AÇÃO e REAÇÃO - Francisco Cândido Xavier – André Luiz
Imagem-http://www.newline.com/properties/nativitystorythe.html
Encarnação de Jesus
images.google.com.br

5 comentários:

  1. eu não acredito emcanacão porque não existi

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo...
    Pesquise, leia,estude, pense, voce um dia vai entender.
    Nem que isto leve varias vidas.
    Fique com DEUS...

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia revela que encarnação existe? Temos que acreditar somente no que a palavra do Espírito Santo diz, e não há registros de que existe encarnação no livro de Deus. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Deus disse: q avida serria sigurra mais ñ promenteu q serria fassel temos q emfremtar o começo da vida alem do mais pq iremos ficar com medo de um espirrito se um dia eles ja forram pessoas como nois emtão ñ tenha medo pois avida é cheia de seguedos ali em fremte tem uma caixa cheia de segredos vc vai e abre ale e vais descobrim do de pouco a pouco vcs vão perceber

    ResponderExcluir
  5. aki o demonio q eles tanto falam nece site é Deus o saulvador love Deus

    ResponderExcluir